Consultores do Bom Humor incentivam a inserção do Riso no ambiente de trabalho
Minimize
Você já sorriu hoje? Quando foi a última vez em que você riu? Você está tendo alegria na empresa? Quais são os seus objetivos em relação à diversão no trabalho? Se pudesse fazer agora alguma coisa para melhorar a diversão no seu departamento, o que seria?

Se você escolheu procurar ajuda, siga esta super dica: contrate um Consultor do Bom Humor. Não só os psicólogos e especialistas em PNL, mas também os médicos já têm reconhecido o potencial do bom humor, comprovando que seremos mais saudáveis e produtivos se rirmos mais. 

Os Consultores do Bom Humor, surgiram nos EUA desde que o Dr. Malcolm Kushner, no início da década de 90 largou sua atividade de advogado empresarial para se dedicar a este tipo de consultoria. E aqui no Brasil temos o também advogado trabalhista Marcelo Pinto, conhecido como Doutor Risadinha, que apresenta uma proposta semelhante, porém, mais abrangente, buscando inserir o Riso, Alegria, Diversão e Descontração no ambiente do trabalho. Para ele isso não é uma profissão, “é uma missão”.

Marcelo Pinto explica que “a missão do Consultor do Bom Humor é inserir a diversão no ambiente corporativo, integrando-o na estratégia de RH, conscientizando seus líderes e colaboradores sobre os benefícios do bom humor e treinando-os nas técnicas de gestão e organização das pessoas, nesta competência, independentemente do cenário econômico pelo qual passam”. 

Segundo Marcelo Pinto, “Não se trata de ensinar as pessoas a contar piadas ou se tornarem comediantes, mas apenas se tornarem mais receptivas e enviarem sinais de que não há problema se existir humor no trabalho”. E também porque seriedade é uma coisa e sisudez é outra completamente diferente. Então brincar não significa falta de seriedade, ou seja, um profissional pode ser sério e ter espaço para fazer saudáveis brincadeiras. E olha que o bom humor é contagiante!

Um dos grandes desafios nesta atividade, diz Marcelo Pinto, “é saber ser descontraído na hora e medida certas”. E por ser difícil fazer isso é que essa “competência” passou a ser valorizada e até essencial para a empregabilidade do profissional, pois se encontra aliada à flexibilidade e habilidade de trabalhar em grupo, gerando grandes vantagens competitivas também para as empresas, que buscam avalia-la já no início do processo seletivo.

O Consultor do Bom Humor tem espaço em inúmeras empresas nos mais variados ramos, em especial naqueles onde se lida com o público e com a criatividade, como por exemplo, TI, aviação, atendimento ao consumidor, turismo, hotelaria, e tantos outros. Outras empresas, no entanto, exigem mais formalidade com o público, e assim podem desenvolver o bom humor em atividades extras como festas, comemorações, confraternizações e outros eventos. O importante é que nenhuma fique de fora e possa conquistar também o status de Melhor Empresa para se Trabalhar.

Então hoje à noite, antes de dormir, pergunte-se: “Fiz alguém sorrir hoje?”. Se a resposta for “Não!”, certifique-se de que amanhã seja um dia positivo e contate o Marcelo Pinto para ajudar a inserir a Diversão e Descontração na sua empresa. Isso é atitude! 

Conheça agora alguns dos benefícios do Riso e Descontração no ambiente de trabalho:

  • abre uma importante linha de comunicação entre chefe e subordinado e inclusive com clientes e fornecedores
  • melhora a atenção ao que esta sendo dito
  • ameniza conflitos e cria empatia
  • facilita o trabalho em equipe
  • descontrai as reuniões tornando-as mais criativas
  • estimula a autoestima e o desenvolvimento de hábitos saudáveis. 
  • reduz o absentismo e o presenteísmo
  • aumenta a produtividade e faz crescer os lucros
  • melhora o clima interno da empresa.

Saiba mais acessando http://doutorrisadinha.blogspot.com/2011/04/doutor-risadinha-o-consultor-do-bom.html 

Marcelo Pinto, é também gelotólogo, palestrante, fundador do Clube da Gargalhada de São Paulo, Líder da Gargalhada certificado pelo Clube da Gargalhada do Brasil, pela Escola do Riso de Portugal e pela Diverrisa da Espanha e mantenedor do Blog Espaço do Riso: http://doutorrisadinha.blogspot.com e também do site: www.doutorrisadinha.com .

A psicologia positiva e o coaching do bem estar – wellness coaching
Minimize

Psicologia positiva no mundo corporativo

Executivos e líderes de empresas podem ser multiplicadores de técnicas que ajudam a equipe a sair da zona de conforto e a mudar de atitude.

Embora não tenha sido criada especificamente para o ambiente corporativo, a Psicologia Positiva e sua meta de manter a saúde dos relacionamentos logo foram adotadas por departamentos de recursos humanos das empresas.

Psicóloga à frente da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL),Daniela Levy avalia que essa preferência se justifica pela facilidade que a ciência traz ao trabalho desses profissionais. “Dentro das organizações, leva ao aumento da produtividade dos funcionários, eleva a motivação e diminui o absenteísmo”, afirma.

De acordo com Daniela, quando bem utilizada a Psicologia Positiva chega a se tornar fonte de lucro, pela redução de licenças médicas e faltas, criação de ambiente que incentiva à conquista e fidelização de clientes e à retenção maior de talentos. “Observamos na prática que se reduz também um fenômeno que chamamos de presenteísmo – no qual as pessoas trabalham presentes apenas fisicamente, já que não utilizam ao máximo suas habilidades e estão preocupadas com outras coisas ou com a saúde prejudicada”, salienta.

A Psicologia Positiva busca identificar entre os funcionários as causas de suas ausências, falhas e distrações, que podem ser as mais variadas: doenças (próprias ou em família); problemas no relacionamento pessoal ou com chefe e colegas; insatisfação por baixo salário ou mau aproveitamento, entre outras. “Quando se descobre essa causa fica mais fácil estimular o funcionário a mudar o comportamento”, observa Daniela.

O “segredo” da Psicologia Positiva está em destacar habilidades, virtudes e fortalezas das pessoas, ao invés de seus fracassos e dificuldades, como fazem as ciências tradicionais. Seu criador, o norte-americano Martin Seligman, ressalta a necessidade de as pessoas começarem a agir dessa maneira com as próprias qualidades. Sugere que, antes de dormir, pensem no que conseguiram atingir, em lugar de focar no que deixaram de fazer ou nas tarefas do dia seguinte. “Um dos aspectos mais saudáveis para qualquer indivíduo é reconhecer pequenas vitórias do dia a dia, em vez de ficar só se cobrando”, diz a psicóloga.

Se você se interessou e quer saber um pouco mais acesse http://www.appal-online.org/artigos/psicologia-positiva-no-mundo-corporativo/
Edit Album Re-Order the Album Images

Galeria

Consultoria do Bom Humor

  • Dr-Risadinha-Pike-Place-Fish-Market_1.jpg
  • Dr-Risadinha-Pike-Place-Fish-Market_2.jpg
  • Dr-Risadinha-Pike-Place-Fish-Market_3.jpg
  • Dr-Risadinha-Pike-Place-Fish-Market_4.jpg
Outros Vídeos Relacionados

Artigos Relacionados
Minimize
Consultor do Bom Humor

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a3260153.xml&channel=13&tipo=1&section=Geral

“Riso é saudável no mundo corporativo”
http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh/entrevistas/110110-riso+e+saudavel+no+mundo+corporativo.shtm

“Importância do bom-humor no trabalho”
http://www.logweb.com.br/novo/conteudo/artigo/25699/bom-humor-no-trabalho-um-desafio-para-os-atuais-lideres-empresariais/
 

Repercussão da 1ª Comemoração no Brasil do Dia Internacional da Diversão no Trabalho em 2010

Consultores de humor levam o riso ao escritórios
Maximize